terça-feira, 18 de agosto de 2009

SIM

Fulana aceita Ciclano como seu legitimo esposo......? Hã? Ah.... Sssssss.....iiiiiiii.....

Sim! Eu aceito. Aceito reconhecer que tenho medo de não saber amar.
Aceito que tenho medo de amar tanto uma pessoa, sonhar estar ao lado dela, passar horas vendo sua foto, escrever os pensamentos mais românticos, agir como uma mulher-boba que mais parece ter cinco anos de idade, ter olhos fiéis, fazer planos até os filhos crescerem e forem para faculdade, e então num dia qualquer acordar e simplesmente não sentir mais nada disso.
Foi um sonho? Pensei. Mas de repente uma mão que não é a minha, porque é maior e peluda, me abraça, e um bafo que também não é o meu (porque cada um reconhece seu próprio bafo!) sopra e resmunga algumas palavras em meu pescoço.
Sim! Eu NÃO aceito concordar que não foi sonho. Sim! Eu estou casada com este bafo!Ainda pensando, mas nessas alturas já com a Síndrome do pensamento acelerado, e com turbilhão de perguntas tentando achar as respostas antes que ele acorde.
Como posso explicar o que estou sentindo? Será que tudo era mentira? Estava enganada quando gostava de todas aquelas coisas?(tipo: receber seus poemas ridículos, seu cabelo que sempre insistia em desajeitar, desencravar sua unha, etc.;) Ou era verdadeiro e acabou? Como?Mas o amor pode acabar? Será que era amor? Mas, pêra ai... O amor é assim? Qual é a graça de chegar a amar alguém e depois não amar? Como posso fechar os olhos e sentir seu corpo no meu e depois não desejá-lo mais? Isso é um tipo de amnésia de amor pós – SIM? Afinal, o que é mesmo o amor?
E alguns disseram: Minha querida, o amor é diferente da paixão, o amor é uma escolha que você terá que fazer todos os dias da sua vida!(Com aquele fundo musical de novela mexicana, sabe?)
Ainda deitada com o bafo e a mão sobre mim, lembrarei com nostalgia da minha ex- solteirice, e como era feliz e não sabia, (frase famosa), ou será que ainda sou feliz e não sei? (essa eu inventei agora).
Será o amor bossa nova, com formato de cruz e gosto de chocolate?
O amor tudo sofre, tudo acredita, tudo suporta, tudo espera.
Ele é o fim do egoísmo e o inicio da humildade.
Então antes mesmo que o bafo acorde, acariciando sua mão, já posso sentir sua segurança, e respondo para mim mesma como responderei todas as outras vezes que isso acontecer:
SIM, eu te aceito AMOR como meu legitimo esposo! Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que ninguém nos separe, por que você é mais forte que a morte. (CT 8:6)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Entre Mulher Maravilha e Luluzinha’s




-Tia, você sabe onde Deus mora?
-Não. Respondi com curiosidade;
-Ah! Eu sei... Disse ela cruzando seus bracinhos. Ele mora junto com sua vovó e seu vovô, na casa deles.

Uma das coisas que me faz parar e observar é o comportamento das crianças. Tenho algumas amiguinhas, e muitas vezes eu entro na delas e deixo-me transformar em “mamãe” ou “filhinha” só de mentirinha, e é tão divertido. Mas o que gosto mesmo é de conversar com elas, ouvir suas histórias e pequenos pontos de vista sobre determinadas coisas. Não estou querendo chegar aqui a nenhuma teoria sobre as fases do comportamento infantil, apenas expor o quanto é normal nos igualarmos a elas.

Quanto mais eu conheço a feminilidade de Deus, mais aumenta o meu inconformismo com a desvalorização em nós mulheres na Sociedade Brasileira, é um sistema opressor de padrão de beleza que está cada vez mais presente ao nosso redor.
Magras, altas, com salto, desbundadas, silicone, com chapinha, brancas e olhos azuis! Cérebro? Hum? O que?
Já visitei outras culturas fora e dentro do Brasil, e todas tem seu próprio Padrão de Beleza, algumas me beneficiaram temporariamente fazendo-me sentir uma TOP MODEL (lembrando que eu não faço o perfil brasileiro do padrão de beleza) Mas e ai, devo mudar para este lugar? Seria uma grande idéia, mas ao passar do tempo provavelmente eu depararia com outros padrões de qualquer outra coisa.
Beleza é fundamental, dizia o poeta; e eu assino embaixo! Agora onde definimos o belo do feio? Quem nos diz o que é certo? Como já dizia meu amigo Paulinho, quem inventou que o morango é vermelho e não amarelo?Eu posso chamá-lo de Amarelo e ele continua sendo morango.
Isso é diversidade! Dizem as más línguas. Ser diverso é ser escravo?Por favor, não confundamos as coisas, até porque são atos e não somente fatos, olhares desencorajadores que me fazem reviver momentos onde o domínio sobre meu próprio corpo nunca existiu, quem sabe estivesse lá e eu nunca observei.
Quando será que a menininha poderá colocar seu vestidinho azul quadriculado com lacinhos no cabelo e rodar... rodar...rodar ? Ter o sonho de tornar-se médica ou uma artista plástica e não a nova loira do “tchan”?( por sinal não existe mais, um a menos! ) Simplesmente ser ela, criança, contadora de estórias, menina – moça, ter seu próprio clubinho, mas desta vez incluir o bolinha, deixar ser frágil, sem empecilhos de tornar-se uma heroína, lutar em igualdade com o sexo oposto,exalando a maravilha de ser mulher, sem ter a necessidade de ter \ser um perfeito corpo estereótipo cultural.

Doce Mesmice

Eu queria acordar e ter você aqui, olhar sua cara inchada e cabelos arrepiados por ter atrasado para o café, apenas um abraço é suficiente para sentir que estamos conectados, trabalharíamos em inovações e reconstruiríamos algumas idéias frustrantes do nosso cotidiano, adoraríamos o criador, cozinharíamos juntos, eu cortando a cebola para que você observe minha lágrima enquanto cantarolamos algo, após o almoço ,sentamos na varanda e observamos os pássaros, as pessoas na calçada , sermos comidos por mosquitos , rir ou reclamarmos da vida, ou as duas coisas.Mas quando ao entardecer tomaríamos banho (separados ), cheiroso ,maquiada, te encontraria na hora do jantar com um beijinho de “welcome”, quem sabe eu pegaria seu prato e te serviria só pra te ver sorrir ,seria um bom momento com nossos amigos pra jogar conversa fora e rir até doer a barriga ou debater assuntos sérios como o racismo ou padrões de beleza feminina que modéstia parte me atrai muito , mas você poderia nos contar sobre seus poemas, suas filosofias ou algumas chatices sobre as finais da copa do Brasil . Lembraríamos juntos as historias de quando éramos crianças só para saber se fazíamos as mesmas coisas, seria muito engraçado. Eu gostaria de tocar e cantar com você canções de Beatles e Marisa Monte, e se acontecer crises de brega poderíamos relembrar Roberto Carlos com “Outra vez”.
Já é tarde e meus olhos ardem de sono, mas ainda deitada com minha cabeça em seu colo tão confortável, eu passaria a eternidade sentindo sua mão em meus cabelos, e com insistência entre minha alma e meu corpo eu deixaria você e iria para minha cama ainda só por enquanto, mas sim com a alegria de que passamos mais um dia normal juntos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os Pratos


No final da refeição, os dois levantam da mesa, ele ajeita os pratos parecendo levá-los para lavar, mas de repente, por um segundo algo acontece, ele os empurra de leve e diz a ela:
- A senhora vai lavar meu prato também?
Ela surpresa com a audácia dele, hesita quase sem pensar:
-é claro que não!
Então ele dá uma balançada no corpo, sorri olhando para o lado e diz novamente em um tom sarcástico:
-Olha bem, vou te dar mais uma chance para lavar meu prato, senão eu vou arrumar outra pessoa que....
Aff! Ele se acha demais! Pensou ela, e pergunta asperamente:
-Não existe mais cavalheirismo no século XXI?
Ele ainda sorrindo daquele jeitinho, lhe responde:
-Não mais Senhora!
Sem pensar muito, ela simplesmente retira seu prato que estava junto ao dele e vai embora, enquanto ele vai à busca de sua próxima vítima.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cidadela


Olha lá vem ele caminhando com os pés descalços
Ele acaba de descer e veio pra dançar
Tem tantos nomes
Tupã, Dieshuá ou algo assim
Mas pela sua cara ele parece que gosta de mim.

Tão longe, longe, longe a sua casa é aqui
Tão grande, grande, grande e cabe dentro de mim
Tem sempre uma razão pra tudo o que ele faz
Oxalá se é assim, assim será isso não te satisfaz.

Balança seus pés lá do alto, quero criar contigo
Balança seus pés lá do alto, me conta seus segredos.

Levo comigo o espelho da simplicidade
Unindo ,trocando,exalando e cantando
Pra o “Zé” lá do morro reconstruir a sua cidade
E encontrar o valor e a essência da sua identidade.

O sol me acorda eu quero novos pensamentos
Aprender a respeitar os diferentes dos que são iguais
Se eu sou do meu amado o meu amado é meu em você.

Uns " TI " outros " ÇÃO" ...

Qual é a cor da minha negritude? 
Qual é o cheiro da minha negritude?
Qual é o som da minha negritude?
Agora estamos na era da “Excrusão Social”, onde todo Afro-descendente poderá sentar para estudar ao lado do filho do patrão. Onde todo cabelo ruim se resolve com uma chapinha e de empregada e motorista particular passou a protagonista da novela das oito.

Abaixo o preconceito! Abaixo o racismo! Já sei. Podemos colocar também um “negro sarado” no Big Brother e tudo fica bem. Oh... Santa Princesa Isabel que nos libertou ! Abandonamos a senzala para povoar as favelas. E nessa convicção da nossa mulatice, ritmamos nossa incansável labuta todos os dias até o quilombo dos sonhos, sempre buscando reconcertar aquela desigualdade passada : a herança deixada de uma máscara branca numa alma que é negra.

Iaiá... Ioiô... Grandes tesouros carregamos nestes tais traços indefinidos que caracterizam a nossa criolindade, é... Somos criolos e lindos, carregando esta beleza exótica e um tanto poética, vinda de tantas partes do outro lado do mar.
E hoje podemos nos olhar no espelho de nosso passado com dignidade e vermos o reflexo de um Brasil de diversidades.

Plena luz do dia


Porque os homens são invasores da privacidade feminina?
Porque eles imaginam que tem este direito? Direito tal de entrar sem bater ou nem ao menos pedir licença?
Nem sempre nós mulheres damos abertura para este tipo de situação, mas então qual é raiz destas atitudes que o levam a pensar que podem?
Por acaso você já viu alguma mulher invadindo o espaço de um homem desconhecido?
Se a resposta for SIM, posso te garantir que foi em busca de proteção.
Até quando iremos ser devedoras? Se um dia numa cruz alguém que não tinha corpo de mulher, porém conhecia muito bem a alma feminina, teve a humildade de assumir o nosso compromisso.
Não são gritos e nem agressões físicas que mudam esta realidade.
Então eu me pergunto, e agora quem poderá nos defender? Não!Definitivamente não é o Chapolim Colorado!
Pode, deve e eu acredito que existam homens bons, além de meu Pai e meus irmãos de sangue!
Onde estão? Serão eles os nossos escudos? Qual religião pertence? Será que falam a minha língua?
Neste mundo teremos aflições! Já dizia o poeta; Porém mais tarde outro falou: Não se conforme com este mundo, mas busque transformá-lo!
Todos vêem os problemas, mas alguns buscam a solução. Talvez as transformações nem sempre tenham resultados bons como esperado, mas continuamos nos alimentando com crua esperança, sempre na tentativa de prezar nossa honra e moral como seres humanos, cidadãos, homens e mulheres.