sexta-feira, 12 de março de 2010

Modelagem Involuntária

                                                 

Estava relembrando de algo interessante sobre a cultura indígena, em certas tribos existem diferentes formas de escolher uma liderança, é através do modelo ou exemplo de vivencia ,irei exemplificar: Em uma sociedade indígena com mais ou menos 150 pessoas, um homem que segue todos os padrões proposto por esta tal sociedade tem grande chance de ser “eleito”, ou seja, é um exímio caçador, cumpre com suas obrigações de Pai e esposo, tem bom relacionamento com a comunidade, e outros requisitos. Automaticamente este homem passa a ser seguido pelo restante da sociedade onde se constitui o líder.


Lendo a bíblia eu encontrei no livro de I Coríntios capitulo 11: 1 onde o Apostolo Paulo diz “Sejam meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”. O que é imitar a Jesus? Ou melhor, o que é imitar alguém?

Dentro do estudo da Psicologia Comportamentalista, nós encontramos o grande papel onde o contexto que uma criança é criada tende a influenciar na sua modelagem. Observam-se grande semelhança de uma criança versus seus Pais (no caso qualquer pessoa que assuma responsabilidade de educar a criança) os gestos, a fala, atitudes e tantas outras características que geraram a formação dela a partir da influencia que o seu contexto vai exercer sobre a tal, independente de sua herança genética.

Agora eu ouso me perguntar: Eu gostaria de ser imitada por alguém? Refazendo a pergunta: Será que eu influencio as pessoas ao meu redor de forma positiva?

 Este processo de “modelagem”, muitas vezes acontece automaticamente, é claro que não vamos entrar em questões cientificas a respeito da Psicologia comportamentalista, pois ela abrange muitas coisas. Mas o ponto que eu quero chegar é de que maneira estamos vivendo e discipulando (ou influenciando) as pessoas em nosso meio social e familiar a ponto de torná-las semelhantes a nós?

Por que seguindo este raciocínio antes proposto acima, a nossa influência pode acontecer inconsciente. Quem lembra da adolescência ou ainda está nesta fase, sabe muito bem da necessidade “natural” que temos de imitar alguém, seja ele ou ela algum astro de cinema ou cantor (a), eu mesma já tive várias características diferentes ao longo da minha adolescência, porque toda vez que alguns dos meus influenciadores mudavam eu automaticamente aderia esta mudança.

É preciso saber viver, já cantava Roberto Carlos e Titãs ,e eu reforço , é realmente preciso saber viver, não conotando um egoísmo, de que eu preciso saber viver para o meu bel prazer, mas a questão é: Quem eu estou imitando? Qual é o meu contexto influenciador? Porque dependendo de quem eu estiver imitando, refletirá automaticamente nos meus imitadores, seja de maneira positiva ou negativa.