quinta-feira, 15 de julho de 2010

Manifestação da Glória de Jah !





    “Os céus manifestam a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.”
                                                                                                              (Salmos 19:1)

 Nunca largue o “Nhanderú” (Deus na língua tupi-guarani), porque ele é tão bom – dizia ela com lágrimas saindo dos seus olhos. Naquele instante pude sentir a presença dele, do meu Deus, o Jieshuá, o Tupã, o Itukóviti , o meu criador e o criador de todas as coisas existentes encima e embaixo da terra ,  o EU SOU , o criador do Universo , dono da vida !
Era pela manhã, já poderia ouvir muitos sons diferentes dentro da mata, tais como: pássaros, macacos, calangos no meio das folhas e tantos outros animais. Estava no meu lugarzinho preferido para sentar e meditar todos os dias, era um tronco de uma árvore caída que ficava a caminho do banheiro, escolhi ali por medo de não me perder. Enfim, lá estava eu, sentada e tirando os “piuns” (mini-inseto terrível) que tentavam entrar na minha boca, ouvido e tudo quanto era buraco. Então comecei a falar com Deus, dirigindo-se a ele com minhas orações “Super Holy”, pedindo revelações sobre aquele povo, e que Deus mostrasse o seu coração e blábláblá... E a única coisa que pude ouvir de Deus todos os dias nesta tribo, foi sobre EU MESMA! Nossa como eu sou importante! Deus quer falar sobre minha vida, não quer se revelar sobre o povo com o qual ali eu estava?!
 Realmente, nós só podemos nos mover em fé até onde nós conhecemos a Deus, caso contrário, estamos enganando a nós mesmo e corremos como um cachorro corre atrás do seu próprio rabo.
Sempre escuto alguns hinos que são cantados em igrejas evangélicas sobre a manifestação da glória de Deus: “Eu vejo a glória do senhor hoje aqui”... ”Nos santos dos santos.” e ai por diante, intencionalmente somos induzidos a um outro plano, seja ele  físico ou psíquico, alguns até vêem os anjos descendo e subindo como nosso querido “ Padre Marcelo” ,e outros vêem nuvem de fumaça ,um verdadeiro espetáculo da glória de Deus.
Enquanto ouvia Deus falando sobre mim todos os dias, curas, restauração, transformação de mente (Rm 12:2) foram ocorrendo em meu caráter. Mas ainda eu o questionava sobre suas revelações, conseqüência de tantos testemunhos fragmentados que ouvimos acerca do caráter de Deus.
Em uma manhã qualquer, lá estava eu sentada no mesmo lugar, e com o mesmo ritual (tirando os piuns), então o meu ouvido espiritual foi limpo e pude ouvir a doce e clara voz do EU SOU me dizendo: Carla, Você é a revelação da minha glória!
E como um “insight”, eu consegui rever e compreender tudo o que ele estava falando e fazendo na minha vida até ali. Como Deus é paciente!
O espírito Santo de Deus habita em todo aquele que nasce novamente em Jesus, através da sua plena graça. Portanto, a glória do EU SOU é também manifestada em mim e nas minhas atitudes que automaticamente refletem no meu próximo.
Podemos observar e meditar a respeito desta manifestação da glória de Deus nos evangelhos:



[...] Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
- Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim: Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
-Toma conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
      Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:
 - Na sua opinião,qual desses três foi o próximo do homem assaltado ?
-Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da lei.
      E Jesus disse: Pois vá e faça à mesma coisa. (Lucas 10:29-37)


Deus é amável, fiel, justo, bondoso, ou seja, imensamente confeccionado de adjetivos divinos. Seu anseio é de nos ensinar e nos tornar cada dia mais semelhante a eles, embora não mereçamos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Modelagem Involuntária

                                                 

Estava relembrando de algo interessante sobre a cultura indígena, em certas tribos existem diferentes formas de escolher uma liderança, é através do modelo ou exemplo de vivencia ,irei exemplificar: Em uma sociedade indígena com mais ou menos 150 pessoas, um homem que segue todos os padrões proposto por esta tal sociedade tem grande chance de ser “eleito”, ou seja, é um exímio caçador, cumpre com suas obrigações de Pai e esposo, tem bom relacionamento com a comunidade, e outros requisitos. Automaticamente este homem passa a ser seguido pelo restante da sociedade onde se constitui o líder.


Lendo a bíblia eu encontrei no livro de I Coríntios capitulo 11: 1 onde o Apostolo Paulo diz “Sejam meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”. O que é imitar a Jesus? Ou melhor, o que é imitar alguém?

Dentro do estudo da Psicologia Comportamentalista, nós encontramos o grande papel onde o contexto que uma criança é criada tende a influenciar na sua modelagem. Observam-se grande semelhança de uma criança versus seus Pais (no caso qualquer pessoa que assuma responsabilidade de educar a criança) os gestos, a fala, atitudes e tantas outras características que geraram a formação dela a partir da influencia que o seu contexto vai exercer sobre a tal, independente de sua herança genética.

Agora eu ouso me perguntar: Eu gostaria de ser imitada por alguém? Refazendo a pergunta: Será que eu influencio as pessoas ao meu redor de forma positiva?

 Este processo de “modelagem”, muitas vezes acontece automaticamente, é claro que não vamos entrar em questões cientificas a respeito da Psicologia comportamentalista, pois ela abrange muitas coisas. Mas o ponto que eu quero chegar é de que maneira estamos vivendo e discipulando (ou influenciando) as pessoas em nosso meio social e familiar a ponto de torná-las semelhantes a nós?

Por que seguindo este raciocínio antes proposto acima, a nossa influência pode acontecer inconsciente. Quem lembra da adolescência ou ainda está nesta fase, sabe muito bem da necessidade “natural” que temos de imitar alguém, seja ele ou ela algum astro de cinema ou cantor (a), eu mesma já tive várias características diferentes ao longo da minha adolescência, porque toda vez que alguns dos meus influenciadores mudavam eu automaticamente aderia esta mudança.

É preciso saber viver, já cantava Roberto Carlos e Titãs ,e eu reforço , é realmente preciso saber viver, não conotando um egoísmo, de que eu preciso saber viver para o meu bel prazer, mas a questão é: Quem eu estou imitando? Qual é o meu contexto influenciador? Porque dependendo de quem eu estiver imitando, refletirá automaticamente nos meus imitadores, seja de maneira positiva ou negativa.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quem entende ?



Por que não ir ao poço e beber da água da vida que nunca mais terei sede?


Quantas vezes você perguntou se poderia confiar em qualquer pessoa?

O que fazer em uma situação como essa? Quem não desejaria morrer? Por que talvez ir para um lugar onde não há dor e sofrimento seja o desejo de todo ser humano racional.

Quem pode trazer a resposta para todas estas dúvidas e pensamentos de ciúmes, insegurança, raiva, amargura e decepção?

Isso me trouxe a memória quando criança andando pela rua e simplesmente tropeçava em algo e caia , ainda no chão vinha algo em minha garganta que descia doendo , era o choro da culpa, dor, vergonha e humilhação por ter caído, e ao levantar olhava para os joelhos já sem a pele e sangrando, sujos e com algumas pedrinhas grudadas no sangue e ardendo muito. Toda vez que tenho uma decepção a minha mente traz estas cenas, eu me vejo assim... Algumas deixam marcas, como uma que eu tenho no joelho até hoje, eu lembrarei para sempre enquanto viver e puder enxergá-la.

Mas isso não pode e não deve me impedir de continuar caminhando, e se eu tropeçar de novo o mesmo processo vai acontecer, talvez eu até ria, ou chore até que todo o engasgo na garganta cesse ,talvez o meu joelho já não sinta as mesmas reações de quando era criança. Mas o que lembro também é de pessoas ao redor de mim rindo do tombo que levei, eu levantei brava comigo mesma e com tudo e todos, eu odiei o mundo naquele momento. Orgulho ferido! Pode ser, quer dizer... É...!

Ninguém espera cair, ninguém quer cair!

É difícil crescer e tornar-se adulto onde tomar decisões requer assumir as conseqüências sozinho.

Eu quero tomar água, eu tenho sede e nunca mais quero ter sede. Eu quero levantar do chão com dignidade por que simplesmente aconteceu, sem colocar a culpa na pedra, no calçado ou no meu cadarço que estava solto e me fez cair, ou porque eu não observei que tinha um buraco e virei o pé, ou alguém me empurrou... ou...chegas....bastas..(risos)....o tombo esta ai , eu ainda estou no chão engolindo o meu choro, envergonhada , com raiva das pessoas rindo de mim, e meu joelho tá ardendo. Tá na hora de levantar e tratar o machucado e continuar caminhando.




domingo, 24 de janeiro de 2010

E o Príncipe era sapo...






Vai coração se apronta pra recomeçar, Vai coração esquece esse medo de amar...”



Era uma vez uma menina que se apaixonou por um menino e a partir daí todos os dias da sua vida ela pensava nele , ir para a escola virou um divertimento , pois ao entrar na sala de aula o via de longe brincando de “ luta “ com seus amiguinhos, seu coraçãozinho na mesma hora batia mais acelerado e as mãos pareciam suar ,tudo era novo. Como ele era lindo, pensava ela, um verdadeiro príncipe encantado, o amor da sua vida, o pai dos seus futuros filhos, sua almagemea (se acaso existir!). Tudo era perfeito enquanto este sentimento perdurava somente em seu coraçãozinho. Até que em um belo dia ensolarado ela resolveu declarar o seu amor para ele através de um simples bilhetinho perfumado escrito com caneta colorida , mesmo curiosa ela permanecia confiante pela resposta que parecia durar uma eternidade. Quanta ingenuidade a dela! Mal sabia o que significaria um sentimento não – recíproco, pois até então tudo o que amara era seu Pai e irmãos e eles jamais a rejeitara. Então, a resposta veio como um eclipse inesperado a cobrir o seu lindo dia ensolarado, trazendo medo e insegurança do desconhecido, e como em um passe de mágica o seu Príncipe encantado começou a transfigurar- se em um sapo.

E essa historia se repete todos os dias no universo chamado: paixão versus decepção, (até rimou!) independente de idades, cores e etnias, tem sempre um coração partido, partindo-se ou prestes a partir. Nascemos esperando o melhor em tudo e em todos, mesmo tendo mentes pré-dispostas a pecar e  fazer o mal, os nossos corpos automaticamente sempre dizem “não” a dor e perdas.

O mundo não é um mar de rosas, já dizia minha avó. Com o passar dos anos acabamos descobrindo que o Papai Noel era o nosso tio fantasiado, e quem trazia o ovo de chocolate sempre foi o nosso Pai e não o coelhinho, e o Príncipe, ah! O tão sonhado Príncipe do cavalo branco sempre foi um pobre sapo feio e gordo.

Todo ser humano emana uma necessidade de acreditar em algo ou alguém, alguns titulam como fé ou pensamento positivo, e outros simplesmente acreditam, e isso tem sido a fórmula secreta para amenizar as desilusões da vida.

Well...Quem sabe devemos continuar nos alimentando com nossas ilusões apenas por gula , e quem sabe quantos sapos beijaremos com a esperança de virar um Príncipe...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SUNSET





Quando eu era mais nova , costumava subir os morros da cidade onde eu moro para ver o Por do sol ou o nascer da lua , sempre chegava um pouco antes com um “baseado” pronto pra acender na hora que o espetáculo fosse começar, um verdadeiro ritual.Tudo era lindo ,diversidade de cores e momento único.


Eu já tive vários por do sol e nascer da lua em ângulos diferentes. Ás vezes alguns amigos me acompanhavam , aqueles cujo espirito assim como eu , buscavam a paz e também ouvir a Deus, e como ouviamos a Deus ! Não sabiamos quem ele era , mas ele estava sempre lá nos falando e  mostrando a sua beleza.

E depois de alguns anos veio a conversão, o encontro com o dono daquele espetáculo , só que sem precisar “fumar um “ .Também foi muito lindo ..

Tenho observado que criam-se tantas regras para chegar até Deus, o medo do desconhecido, o comodismo que busca a prosperidade ou vice&versa .São fatores que nos impedem de ir até o morro e vê-lo atuar .Quanta ironia ou sei lá o que posso descrever, mas depois que descobri quem pintava aquela paisagem ,escrevia , falava , dançava , cantava e tantos outros verbos e adjetivos, eu o distanciei da minha rotina sem querer , coloquei empecilhos para adorá-lo em espirito e verdade , algumas desculpas, pré-conceitos errados formado por mim , pela sociedade ou até mesmo pela instituição religiosa.



Quão simples tu és Deus , e o milagre que todos buscam receber , cantam , clamam, você nos concede de graça todos os dias , até naqueles dias nublado , chuvosos e com neve .Você está sempre mostrando-se belo e presente.

“Desde que Deus criou o mundo ,as suas qualidades invisíveis, isto é , o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente.Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” ( Rm 1:20)